Como é que os Mórmons Adoram a Deus durante a Reunião Sacramental

Os Mórmons acreditam que a participação do sacramento semanalmente é uma parte importante da sua adoração. Os Mórmons participam do sacramento todos os domingos durante a reunião sacramental.

Já se questionou sobre aquilo em que os Mórmons acreditam? Ou sobre o que é que os Mórmons fazem aos domingos? Ou sobre o que é uma reunião sacramental dos Santos dos Últimos Dias? Todos os domingos, os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reúnem-se para participar do santo sacramento. A reunião sacramental é um momento para os membros da Igreja de Cristo se reunirem em adoração e também um momento para reflexão e introspecção pessoal profunda.

Quais as crenças Mórmons em relação ao sacramento?

A parte mais importante da reunião sacramental é a ordenança do sacramento. Os Mórmons acreditam que o sacramento contém duas partes essenciais: o pão e a água. Antes da Sua morte, o próprio Jesus Cristo ensinou aos discípulos acerca da importância do sacramento. Ele ensinou que o pão representa o Seu corpo e a água representa o sangue que Ele derramou por nós. As escrituras ensinam que “Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E tomando o cálice, e dando graças, deu-o a eles, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para a remissão dos pecados.” (Mateus 26:26–28). Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o pão e a água não são literalmente o corpo e o sangue de Cristo, mas sim representações poderosas e simbólicas do Seu sacrifício por nós.

Para os Santos dos Últimos Dias, participar do sacramento é um dos momentos mais sagrados e especiais da semana. Jovens dignos que possuem o santo sacerdócio de Deus proferem uma oração especial sobre o pão partido. O pão abençoado é distribuído em bandejas para que todos os membros da congregação possam ter a oportunidade de partilhar dele. O mesmo processo é repetido à medida que a água é abençoada e distribuída. Durante a distribuição do sacramento, os membros da Igreja têm a oportunidade de refletir sobre o seu relacionamento com Deus, sobre o sacrifício de Jesus Cristo e comprometer-se a melhorar a sua vida.

O que mais acontece durante uma reunião sacramental dos Santos dos Últimos Dias?

As reuniões sacramentais dos Santos dos Últimos Dias são geralmente dirigidas por um bispo, que é o líder não remunerado de uma congregação, ou por um dos seus conselheiros. Vários membros da congregação são, habitualmente, convidados a estar preparados para partilhar observações sobre um determinado tema, mas ninguém é obrigado a participar. Uma vez por mês, é realizada uma reunião especial de “jejum e testemunhos” onde os membros chegam à reunião sacramental em jejum e qualquer membro da congregação pode partilhar os seus pensamentos e testemunhos acerca de Jesus Cristo e do Seu evangelho.

Os Santos dos Últimos Dias também acreditam que a música é uma parte importante das reuniões sacramentais. Os hinos são geralmente cantados no início e no final da reunião sacramental e antes da benção do sacramento. Ocasionalmente, um coro ou um membro da congregação poderá apresentar um número musical especial. Os Mórmons acreditam que a música sagrada convida o Espírito Santo a estar presente na reunião e que “o canto dos justos é uma prece a [Deus]” (D&C 25:12).

Como posso aprender mais acerca das reuniões sacramentais dos Santos dos Últimos Dias?

A melhor maneira de aprender mais sobre o que os Mórmons acreditam e o que acontece durante uma reunião sacramental dos Santos dos Últimos Dias é ver por si mesmo uma reunião sacramental! Os visitantes são sempre bem-vindos. Para saber mais sobre o horário e o local das reuniões sacramentais realizadas na sua área, visite o site mormon.org.