Pular para a Navegação Principal

Como Podemos Comunicar com Deus por meio da Oração

O que os Mórmons Acreditam Acerca das Muitas Bênçãos que Recebemos por meio da Oração

boy praying to god
Os Mórmons, também chamados de Santos dos Últimos Dias, sabem que podemos orar a Deus a qualquer hora e em qualquer lugar. Os mórmons acreditam que Deus ouve e responde às orações nos nossos dias.

O que é que a religião Mórmon ensina acerca da oração?

Os Mórmons, também conhecidos como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, acreditam que a oração é uma forma de comunicação entre nós e Deus, o nosso Pai Celestial. O Pai Celestial deseja que oremos a Ele todos os dias, tanto individualmente como com as nossas famílias. Os Mórmons acreditam que Deus deseja que “oremos a ele e a mais ninguém” (“Oração”, Tópicos do Evangelho, topics.lds.org). A religião Mórmon ensina, tal como a Bíblia, que, quando Jesus Cristo andou na Terra, Ele explicou que devíamos orar ao Pai Celestial em nome de Jesus (ver João 16:23). Para os Mórmons, a oração é um mandamento de Deus e uma oportunidade de nos comunicarmos pessoalmente com Ele.

Como devo orar?

Para demonstrarmos o nosso amor e respeito por Deus quando oramos, ajoelhamo-nos, inclinamos a nossa cabeça e fechamos os olhos. Os Mórmons acreditam que, quando oramos, devemos estar conscientes de que estamos a falar com o Pai Celestial e devemos usar uma linguagem amável e respeitosa.

A religião Mórmon ensina que há poder nas orações proferidas em voz alta, e as escrituras incentivam-nos a orar frequentemente em privado, para que possamos expressar os nossos verdadeiros sentimentos a Deus (ver Mateus 6:6–7; Alma 34:17–27). No entanto, podemos orar a Deus a qualquer hora e em qualquer lugar. As crenças Mórmons incluem o ensinamento de que até um pensamento pode ser uma oração se for dirigido a Deus (ver Guia de Estudo das Escrituras, “Oração,” scriptures.lds.org).

Os Mórmons acreditam que quando oramos devemos expressar a nossa gratidão ao Pai Celestial pelas muitas bênçãos que recebemos. Conforme um líder Mórmon comentou: “As orações mais significativas e espirituais que já fiz tinham muitas expressões de agradecimento e poucos, ou nenhuns, pedidos” (David A. Bednar, “Orar Sempre”, Liahona, nov. 2008). As crenças Mórmons incluem o ensinamento de que tudo o que temos provém de Deus e que, mesmo nos nossos momentos mais difíceis, podemos sempre agradecer-Lhe pelas nossas bênçãos.

A religião Mórmon ensina que o Pai Celestial deseja que, ao orarmos, peçamos pelas coisas que precisamos. Jesus Cristo ensinou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre” (Mateus 7:7–8). Os Mórmons acreditam que, quando oramos, podemos pedir ao Pai Celestial que nos ajude com as nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais e com quaisquer outras que possamos ter. Os Mórmons também acreditam que, sendo Deus o nosso Pai amoroso, Ele deseja ajudar-nos e conceder-nos todas as bênçãos que necessitamos. No entanto, quando pedimos bênçãos ao Pai Celestial, devemos orar para que a Sua vontade seja feita e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos dignos de receber as bênçãos que pedimos.

Pergunte a Deus – Será que Deus responde às nossas orações? Dieter F. Uchtdorf fala sobre como podemos receber resposta às nossas orações.

Que bênçãos recebemos por orarmos?

Os Mórmons acreditam que a oração nos traz muitas bênçãos. A religião Mórmon ensina que, quando oramos, podemos sentir o amor que Deus tem por nós. Sentimos gratidão quando pensamos nas muitas bênçãos que temos na nossa vida. Sentimos uma enorme sensação de felicidade e de paz à medida que nos esforçamos por alinhar a nossa vontade com a vontade de Deus para a nossa vida. Somos abençoados com mais paciência e fé. Podemos sentir a influência do Espírito Santo a guiar-nos e a dirigir-nos. Quando oramos, Deus abre as janelas do Céu e concede-nos as bênçãos que Ele já estava disposto a dar-nos e que só precisávamos de pedir para as receber. Também podemos ajudar a abençoar a vida dos outros quanto proferimos preces sinceras a Deus pelo seu bem-estar.

Como pode saber o plano que Deus tem para si

Para saber mais acerca da religião Mórmon e das crenças Mórmons relativas à oração, visite o site mormon.org