Pular para a Navegação Principal

O Livro de Mórmon, um Registo Antigo de Escrituras: Quem o Escreveu e Como Foi Traduzido?

O Livro de Mórmon contém registos escritos por profetas antigos. Ele ensina sobre a fé em Jesus Cristo.
O Livro de Mórmon contém registos escritos por profetas antigos. Ele ensina sobre a fé em Jesus Cristo.

Do que trata o Livro de Mórmon?

O Livro de Mórmon é um registo sagrado que os Mórmons, ou Santos dos Últimos Dias, consideram ser um livro de escrituras, para além da Bíblia. O seu aparecimento foi uma parte essencial da história do mormonismo. O Livro de Mórmon relata a história de duas grandes civilizações que habitaram as antigas Américas. Uma dessas civilizações imigrou para as Américas vinda de Jerusalém no ano 600 a.C. e a outra emigrou vinda do Médio Oriente numa época muito anterior (ver introdução do Livro de Mórmon).

O Livro de Mórmon contém registos de partes da história social e política dessas duas civilizações. Mais importante ainda, o Livro de Mórmon relata os assuntos de Deus com esses povos antigos e testifica do amor e da misericórdia de Deus para com todos os Seus filhos. Os Mórmons acreditam que o Livro de Mórmon contém a plenitude do evangelho de Jesus Cristo (ver Joseph Smith—História 1:34). O maior evento registado no livro é o relato da visita de Jesus Cristo às Américas após a Sua morte e Ressurreição.

Quem escreveu o Livro de Mórmon?

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o Livro de Mórmon contém porções de registos escritos por muitos profetas antigos (ver “Breve Explicação sobre o Livro de Mórmon”). Esses profetas gravaram os seus registos em placas de ouro. Os seus registos foram compilados e resumidos num registo mais conciso pelo profeta-historiador chamado Mórmon. O Livro de Mórmon tem o seu nome. Após a morte de Mórmon, o seu filho, Moróni, terminou o registo e enterrou as placas para as proteger.

De onde veio o Livro de Mórmon?

A 23 de dezembro de 1805, séculos após a morte de Mórmon e de Moróni, outro evento crucial na história do mormonismo deu-se quando um menino chamado Joseph Smith nasceu. Quando Joseph tinha 17 anos, Moróni, na altura um anjo, apareceu-lhe enquanto orava (ver Joseph Smith—História 1:27–33). Joseph foi ensinado por Moroni de que o registo antigo que ele e seu pai completaram foi escrito em placas douradas e enterrado numa colina perto da casa de Joseph em Nova York rural. Moróni também disse a Joseph que Deus tinha uma missão especial para ele e que deveria obter as placas, sendo que Deus havia preparado um caminho para que estas fossem traduzidas.

Qual o papel do Livro de Mórmon na história do Mormonismo?

A tradução do Livro de Mórmon foi realmente um acontecimento milagroso na história do Mormonismo. Joseph Smith, um humilde fazendeiro, tinha muito pouca formação académica. Ele não tinha a capacidade de traduzir o registo por si mesmo, ele precisava da ajuda divina.

Para ajudar Joseph na importante tarefa de traduzir as escrituras sagradas, Deus havia preparado instrumentos. Dois desses instrumentos foram chamados de Urim e Tumim - um par de pedras especiais ou “intérpretes” que Joseph encontrou enterrados com as placas (ver Joseph Smith—História 1:35). Instrumentos semelhantes foram também usados pelos profetas no Antigo Testamento (ver Êxodos 28:30). Joseph usou essas pedras para interpretar e ditar o registo a escribas. Joseph também usou outra pedra, chamada de pedra vidente, para ajudar na tradução. Ele testificou que só conseguiu traduzir o livro “pelo poder e dom de Deus” (“A Tradução do Livro de Mórmon,” Tópicos do Evangelho, topics.lds.org).

Hoje em dia, o Livro de Mórmon foi traduzido de inglês para mais de 100 idiomas (ver “O Livro de Mórmon em 110 Idiomas”, Liahona, maio de 2015). Isto ajudou milhões de pessoas de todas as partes do mundo a aproximar-se de Jesus Cristo e a aprender o seu evangelho.

Como posso aprender mais?

O Livro de Mórmon é sobre fé, arrependimento e encontrar a verdadeira felicidade. O Livro de Mórmon também é sobre o amor de Deus por todos os Seus filhos, o que o(a) inclui também a si. Para saber mais acerca do Livro de Mórmon, e para solicitar uma cópia gratuita, visite o site mormon.org.