Pular para a Navegação Principal

Cinco Versículos da Bíblia que nos Ensinam acerca do Espírito Santo

Aprenda sobre o que Sabemos acerca do Espírito Santo com Base na Bíblia

À semelhança de outros cristãos, os Mórmons, também conhecidos como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, acreditam nos ensinamentos da Bíblia referentes a Deus o Pai, a Seu Filho Jesus Cristo e ao Espírito Santo. Os Mórmons, no entanto, não acreditam que a Bíblia ensine a doutrina da Trindade—que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único ser. Pelo contrário, os Mórmons acreditam que a Bíblia ensina que o Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalham em perfeita união, mas são seres individualizados (ver Jeffrey R. Holland, “O Único Deus Verdadeiro, e Jesus Cristo, a Quem [Ele Enviou],” Liahona, Nov. 2007). Os Mórmons referem-se a esses indivíduos coletivamente como sendo a Trindade.

Além do mais, embora muitos cristãos acreditem que Deus é apenas um espírito, os Mórmons acreditam que o Pai e o Filho possuem corpos glorificados e que o Espírito Santo é um espírito. A doutrina Mórmon, como a Bíblia, ensina que o Espírito Santo é o único membro da Trindade que não possui um corpo. Aqui estão apenas alguns dos ensinamentos Bíblicos acerca do Espírito Santo.

1. Mateus 3:11: O Espírito Santo santifica-nos

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que, assim como o batismo pela água é importante para nos limpar dos nossos pecados, também o recebimento do Espírito Santo, ou o batismo pelo fogo, o é. Mateus 3:11 regista que Jesus Cristo batizaria “com o Espírito Santo, e com fogo” aqueles que já houvessem sido primeiro batizados pela água. Da mesma forma, Boyd K. Packer, um líder da Igreja desde 1961 até à sua morte em 2015, ensinou que “o batismo tem duas partes: o batismo pela água e o batismo pelo fogo ou o Espírito Santo” (“O Dom do Espírito Santo: O Que Todo Membro Deve Saber:,” Liahona, ago. 2006).

Receber o Espírito Santo é comparado a ser batizado pelo fogo uma vez que o Espírito Santo tem uma influência purificadora na nossa vida. A doutrina Mórmon ensina que, tal como um fogo que consome a escória, o Espírito Santo purifica os nossos corações até que já não tenhamos mais o desejo de pecar (ver David A. Bednar, “Mãos Limpas e Coração Puro,” Liahona, Nov. 2007). Essa influência purificadora ajuda-nos a tornarmo-nos dignos de viver um dia com Deus (ver (ver Princípios do Evangelho [2009], 125–28).

2. João 3:5: Temos de receber o Espírito Santo para entrar no Reino de Deus

Os Mórmons acreditam no que a Bíblia ensina acerca da importância do batismo: “aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5). A doutrina Mórmon ensina que devemos ser batizados para poder voltar ao reino de Deus depois da morte, e que a ordenança do batismo só é completa, se recebermos o dom do Espírito Santo. Como declarou o Profeta Joseph Smith: “Até podem batizar um saco de areia como se fosse um homem, se não for feito com vista à remissão dos pecados e ao recebimento do Espírito Santo. O batismo pela água é apenas metade do batismo, e não serve de nada sem a outra metade—isto é, sem o batismo pelo Espírito Santo” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith [2007], 95).

3. João 14:26: O Espírito Santo pode confortar-nos e ensinar-nos todas as coisas

Os Mórmons acreditam no ensinamento de Jesus Cristo de que “aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26). O Espírito Santo é um professor da verdade e se estivermos dispostos a ouvir, Ele pode ensinar-nos todas as coisas. Os Mórmons também acreditam no ensinamento Bíblico de que o Espírito Santo nos pode consolar quando estamos tristes ou sós e nos ajuda a lembrar do amor de Deus por nós.

biblia

4. João 15:26: O Espírito Santo testifica de Jesus Cristo

Jesus ensinou que “quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, a saber, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” (João 15:26). Os Mórmons acreditam que um dos principais papéis do Espírito Santo é testificar da verdade, especialmente no que diz respeito a Jesus Cristo e à Sua divindade! É somente através do Espírito Santo que podemos receber um testemunho de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Redentor do Mundo (ver “Testemunho,” Tópicos do Evangelho, topics.lds.org).

5. Gálatas 5:22–23: Quando temos o Espírito Santo, sentimos amor, alegria e paz

O Espírito Santo é muitas vezes chamado de Espírito do Senhor. Gálatas 5:22–23 ensina-nos que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão [e] temperança”. Os Mórmons acreditam que, quando temos o Espírito Santo connosco, podemos sentir todos os sentimentos e atributos positivos mencionados acima, independentemente das dificuldades que estejamos a enfrentar na nossa vida. O Espírito Santo não só nos capacita individualmente, como também nos capacita a edificar outros e a ajudá-los nos seus desafios.

Saiba mais acerca do Espírito Santo

Tem curiosidade em saber o que mais ensina a doutrina Mórmon? Para saber mais sobre o que os Mórmons acreditam que a Bíblia nos ensina acerca de Deus, de Jesus Cristo e do Espírito Santo, visite o site mormon.org.