Dedicação do Templo de Lisboa Portugal

Lisbon Temple

O Templo de Lisboa Portugal d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias será dedicado a 15 de setembro.

Um devocional para os jovens, com líderes seniores Igreja, está agendado para o sábado, dia 14 de setembro, na véspera da dedicação.

O templo — que será o primeiro de Portugal — estará aberto para a realização de ordenanças a partir de terça-feira, dia 24 de setembro.

O templo — localizado na região nordeste da cidade perto da moderna paróquia do Parque das Nações — foi anunciado pelo Presidente Thomas S. Monson na sessão de abertura da conferência geral de outubro de 2010. O Elder Patrick Kearon, um Setenta Autoridade Geral, que na época era o Presidente da Área da Europa, presidiu a cerimónia de abertura de solo e dedicação do local, realizada a 5 de dezembro de 2014.

Portugal é o lar de quase 45.000 membros de 68 congregações, organizadas em seis estacas, quatro distritos e uma missão. Atualmente, o templo mais próximo do país é o Templo de Madrid, sendo que mais de 300 milhas, ou 500 quilómetros, separam Lisboa de Madrid.

A nível mundial, existem 201 templos em funcionamento, anunciados ou em fase de construção, 12 dos quais se localizam na Europa.

As primeiras reuniões dos Santos dos Últimos Dias em Portugal ocorreram no início dos anos 70 do século XX, entre membros que lá serviam nas forças militares dos Estados Unidos. Em 1974, o Presidente Spencer W. Kimball visitou o país e foi informado de que a Igreja seria oficialmente reconhecida com autorização para a realização do trabalho missionário.

Também em 1974, William Grant Bangerter foi chamado para ser o primeiro presidente de missão em Portugal, com quatro missionários que serviam no Brasil e que foram transferidos para Lisboa. Quatro anos depois, os membros da Igreja já tinham alcançado um milhar.